O que é o PEJ?

O Parlamento Europeu dos Jovens (P.E.J. / E.Y.P.) é uma organização não governamental independente, sem fins lucrativos, sem filiação partidária e com objectivos na área da Educação.

O principal objectivo do Parlamento Europeu dos Jovens é proporcionar aos estudantes da faixa etária 16-22 anos a oportunidade de participar numa experiência democrática, através da simulação de uma sessão de plenário do Parlamento Europeu.

O P.E.J. visa promover um projecto educacional de acordo com as necessidades específicas dos futuros Cidadãos Europeus que deverão ser conhecedores da cultura e das características das diferentes Nações, respeitando as suas diferenças e especificidades. Acredita, também, que uma Identidade Europeia apenas será possível se os jovens tiverem um papel activo na busca de respostas para os problemas Europeus da actualidade.

Em Portugal, o PEJ nasceu em 1990. Desde então, tem sido um dínamo na promoção da dimensão Europeia na Educação. Anualmente, realiza Sessões de Selecção Regional e Nacional, Conferências e Eventos Internacionais, percorrendo todo o país. Estamos convictos que é através de iniciativas como esta que contribuiremos para construção de uma Europa mais tolerante, coesa e dinâmica.